Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

30/03/2024

DO CASTANHEIRO AO TEIXO. As outras espécies florestais

 




Autores: Vários

1ª Edição. 2007



O presente volume reúne informações sobre as “outras” espécies da floresta portuguesa. 
 “Outras”, no sentido de não estarem associadas às formações florestais mais representadas no nosso país, nomeadamente os pinhais, os eucaliptais, os montados e os carvalhais. 

 “Outras”, ainda no sentido de se incluírem aqui todas aquelas espécies que poderão ser árvores, se as deixarmos, e que actualmente identificamos sobretudo como arbustos.
 Adicionalmente são ainda incluídas espécies lenhosas que têm de facto um porte arbustivo no seu óptimo de crescimento.
 Os restantes grupos de “outras” espécies incluem as espécies ribeirinhas, as espécies de montanha e as espécies exóticas com carácter invasor. 

De entre estas “outras espécies” havia naturalmente que realçar o caso do castanheiro, quer pela área, apesar de tudo importante, que ocupa, mas sobretudo pelo importante valor ecológico, económico e também sociocultural que representa.

 Daí a nossa decisão de dividir o presente volume em duas partes distintas: uma dedicada ao castanheiro e outra dedicada às restantes espécies.

Para redigir os textos que se seguem foram convidados alguns dos melhores especialistas nacionais em cada um dos temas.

 Foram também incluídas muitas notas sobre aspectos ligados à história e aos usos tradicionais das populações, que seguramente irão interessar muitos dos que não têm nas plantas o seu centro
de conhecimentos ou de actividade. 

 As imagens são também, na sua maioria, dos próprios autores, e obedecem a critérios de qualidade ao nível da edição de imagem.

 Convidamo-los assim a descobrir o castanheiro e outras espécies da Floresta Portuguesa, num percurso que passa não só pelas plantas em si, mas também pelos lugares e pelas épocas que nos trazem referências das diferentes espécies aqui abordadas*


* Jornal Público





INDISPONÍVEL