Série CONTOS DE OURO Edição bilingue.
Simbad o Marinheiro ( Sinbad the Sailor )
Sindbad, cujo nome significa "viajante em Sind" (uma província do Paquistão), é uma figura lendária de tempos antigos, conhecedora da náutica do seu povo. Reza a lenda que, no tempo do Califa Harun-al-Rashid (786-809 a. C.), vivia, em Bagdade, um homem muito pobre que ganhava a vida a carregar fardos à cabeça.
Simbad é o aventureiro mais audaz do mundo. Com o sonho de enriquecer, zarpa de Bagdade num barco cheio de mercadorias para vender e dá início a uma viagem que o levará a sítios incríveis, e onde conhecerá criaturas fantásticas.
Ali Babá e os Quarenta Ladrões ( Ali Baba and the Forty Thieves )Proveniente da obra As Mil e Uma Noites (em árabe: كتاب ألف ليلة وليلة; romaniz.: Quitâb 'alf laila ua-laila, "O Livro das Mil e Uma Noites"; em persa: هزار و یک شب; romaniz.: Hezār-o yek šab) ou ainda "Mil noites e uma noite", é coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia e compiladas em língua árabe a partir do século IX., na qual se inclui o presente " Simbad o Marinheiro ". No mundo moderno ocidental, a obra passou a ser amplamente conhecida a partir de uma tradução para o francês realizada em 1704 pelo orientalista Antoine Galland, transformando-se num clássico da literatura mundial.** Fonte: Wikipedia, com adaptação.
" Naquela manhã, como em todas as manhãs que lhe foram dadas por Alá, Ali Babá andava a cortar lenha na montanha. De súbito, aparece no horizonte uma nuvem de poeira, aproxima-se uma caravana de quarenta ladrões e o pobre lenhador esconde-se numa árvore. Como podia ele ter imaginado que esse gesto simples de prudência iria mudar a sua vida, fazer com que o sangue e a violência entrassem na sua casa? É que do seu esconderijo, Ali Babá descobre um segredo fabuloso: as palavras mágicas que dão acesso ao tesouro dos bandidos... "