Site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

23/06/2025

VISADO PELA CENSURA. Relação das Obras cuja circulação esteve proibida em Portugal durante o regime Salazar / Marcello Caetano

 

Coordenação de: João Mário de Mascarenhas.

 

Edição. Câmara Municipal de Lisboa, Biblioteca Museu República e Resistência.

1ª edição. Ano de 1996 

CENSURA LITERÁRIA NO ESTADO NOVO

A censura no anterior regime colocou-se fundamentalmente em relação à imprensa que, desde o golpe militar de 1926, foi alvo de condicionamentos, nomeadamente através da instituição da censura prévia como instrumento de controlo da opinião pública e de defesa dos valores políticos, sociais e morais do poder.
 Apesar dos crescentes esforços legislativos, a censura aos livros exerceu-se sempre de forma pouco consistente, dependendo, em grande parte, de denúncias, da colaboração de editores e livreiros, da intervenção da polícia política   e da cumplicidade de entidades como os Correios ou a Guarda Fiscal.