Site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

26/06/2025

Maquiavel. O PRÍNCIPE. Comentado por Napoleão Bonaparte

 

Autor. Nicolau Bernardo Maquiavel.

2ª Edição de Livros de Bolso Europa - América. Maio de 1976

Tradução de. Fernanda Pinto Rodrigues - ( Texto ) e de M. Antonieta Mendoça - ( Comentários de Napoleão Bonaparte )

 


O Príncipe é, certamente, a obra mais lida de Maquiavel e numa das mais discutidas obras de todos os tempos. 

Dedicada a Lourenço de Médicis, sobre ela se têm debruçado nos políticos de todas as feições ideológicas. 

Com Maquiavel rompe-se o equilíbrio secular, criado pelo Cristianismo, entre o real e o ideal, entre o Homem e Deus. Cria-se uma moral política baseada no realismo que é necessário conhecer para se compreender o fenómeno poder. 

Napoleão foi um seu leitor atento e os comentários que nesta obra lhe mereceu (e que figuram na presente edição)constituem um elemento precioso através do qual o leitor poderá simultaneamente fazer uma ideia de como o Corso encarava os negócios de Estado e de como interpretava o pensamento de Maquiavel.

Autor

Nicolau Maquiavel

Historiador e filósofo político italiano, Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um nome que ficou definitivamente associado à inteligência. A sua grande e mais célebre obra é O Príncipe, um dos clássicos da filosofia mais lidos no século XXI.