Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

14/10/2024

OS VÍNCULOS ETERNOS

 

Autor. Manuel Ribeiro.

1ª edição. Lisboa - 1929

Com o seu percurso de anarquista, fundador do Partido Comunista Português e católico democrata, o bejense Manuel Ribeiro foi um dos escritores mais lidos e discutidos em Portugal nos anos 1920. Aborda-se aqui o último romance que ele publicou nessa década, Vínculos Eternos (1929).

Conta a história de um revolucionário perseguido e desiludido, que se aproxima da fé cristã e encontra paz e amor na bela paisagem do Minho. Mas para lá deste enredo o livro discute um problema que permanece actual e fundamental: o impacto dos avanços científicos na evolução da sociedade. À época, no contexto da ditadura militar, foi também uma tomada de posição em defesa da democracia.