Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

25/09/2024

A ARTE DE AMAR

 

Sub-Título: E DE SER AMADO

Autor. Dr. Jaff

Edição Original. Desconheço o idioma. Possivelmente francês.

Tradução de . Bernardo  d`Alcobaça

Edição de : João Romano Torres & C.ª

Nota. O Ano desta edição não está referenciado na obra. Como o preço de aquisição da mesma consta em reis presume-se datar de finais do século XIX ou inícios do século XX.

E' tão dificil definir o amor como é dificil definir a felicidade, e mademoiselle Scuderey mostra-se pessoalmente deveras abstracta quando declara que o « amor é um não sei quê, que vem de não sei onde e termina não sei como ». Eis a razão porque não nos atrevemos a dar a tal sentimento uma definição da nossa lavra. D´entre as mais audaciosas escolhemos estas duas, uma de Balzac, outra de Champfort; o primeiro diz: « o amor é a poesia dos sentidos »; o segundo afirma: « o amor, tal qual existe na sociedade, é apenas o contacto de duas epidermes ». Consoante a nossa maneira de ver, a definição mais rigorosa do amor é esta de Stendhal: « Amar é ter prazer em ver, em tocar, sentir por todos os sentidos e de tão perto quanto possível, um objecto amável ou que nos ama. » *

* Breve extrato do « Prefácio »

INDISPONÍVEL