Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

13/06/2024

HISTÓRIA FLORESTAL, AQUÍCOLA E CINEGÉTICA

       Lisboa 1980                 Volume I  ( 1208 - 1483 )


      Lisboa 1982                 Volume II  ( 1439 - 1481 )

         Lisboa 1982                 Volume III  ( 1481 - 1493 )


               Lisboa 1983             Volume IV   ( 1495 - 1521 )

Lisboa 1988.        Volume V.  Fascículo I -   ( 1521 - 1527 )


 

     Lisboa 1990      Volume V. Fascículo II - ( 1528 - 1564 )
                             

 

 

Direcção e selecção. C. M. L. Baeta Neves

 Transcrição e revisão de provas. Maria Teresa Barbosa Acabado

Compilação,sumários e índices: Maria Luísa Esteves

Referência inserida no 5º volume : " Com a publicação deste segundo fascículo do volume V fica assim terminado e pouco mais haverá a acrescentar a quanto se disse na Nota Prévia do fascículo I, a não ser, e em primeiro lugar, o agradecimento a a dirigir ao actual Director - Geral das Florestas, Engenheiro Silvicultor Fernando José Mota pelo consentimento da sua publicação.

  Importa ainda chamar a atenção para o período de tempo que lhe corresponde, 1528 - 1564, completando-o com o anterior quanto da Chancelaria de D. João III se julgou ser de divulgar de acordo com a orientação até agora seguida nesta Colectânea. 

  Como tem acontecido, com excepção do Volume I, todos os que foram publicados, bem como este último, embora dividido em dois fascículos, cada um refere-se apenas a um único reinado, sendo englobados nesse I os de D. Dinis, D. Afonso IV, D. Pedro I, D. Fernando, D. João I  e D. Duarte.

  O Volume II corresponde ao de D. Afonso V, o Volume III a D. João II, o Volume IV a D. Manuel I e o Volume V ( fascículos I e II ) a D. João III.

  Deverá seguir-se o Volume VI que englobará tudo quanto falta para se atingir o limite proposto por esta Colectânea, ou seja, o « Regimento do Monteyro - mor do Reyno », já do tempo de  D. Filipe I, Como anteriormente já foi dito.

  Quanto à orientação seguida, quer sob o ponto de vista da selecção quer da transcrição dos documentos escolhidos, não houve qualquer alteração, tendo-se contado mais uma vez com a indispensável colaboração da Paléografa Drª Maria Teresa Barbosa Acabado que se encarregou dessa transcrição com a sua reconhecida competência. "

                                                                         C. M. L . Baeta Neves

    INDISPONÍVEL

 Falta o  Volume VI.