Autores:
Cesar Fiosconi
Jordam Guserio
Ano de 1718
Esta edição de " Espingarda Perfeyta "
Corresponde a uma nova série cuja data de impressão final é de Dezembro de 1972
Como singularidade estar resguardada em caixa de arquivo.
RODRIGUES, João. ESPINGARDA PERFEYTA, & REGRAS PARA A SUA OPERAÇAM
Inocêncio 4, 28. “JOÃO RODRIGUES (2.º), Espingardeiro, muito perito na sua profissão, como diz Barbosa, e se comprova pelo livro que compoz. Foi natural de Lisboa, mas nada consta das datas do seu nascimento e obito. Espingarda perfeita, e regras para a sua operação, com circumstancias necessarias para o seu artificio, e doutrinas uteis para o melhor acerto. Lisboa, por Antonio Pedroso Galrão 1718. 4.º de XXXII-183 pag., com treze estampas.
Este livro, que parece foi escripto por elle, e por seu irmão José Francisco, publicou-se com os nomes de Cesar Fiosconi e Jordam Guserio, que como se vê formam os anagrammas perfeitos dos de seus verdadeiros auctores. Elles constam egualmente da vinheta do frontispicio, posto que tão miudamente gravados, que apenas se percebem á vista, o que me fez observar o sr. Figaniere. Com quanto na obra haja que aproveitar, ao menos no que diz respeito á linguagem technica, e seja de tal qual interesse para a historia da arte, os exemplares ainda assim são pouco procurados, e eu comprei um por quantia bem insignificante. O que não obsta a que o falecido Joaquim Francisco Monteiro de Campos, homem que (como bem sabem os que o conheceram) tirava todo o partido possivel da boa fé, ou melhor da ignorancia dos compradores, vendesse no seu tempo alguns pelo preço exorbitante de 1:920 réis!
Como não poucas vezes apparecem exemplares faltos de algumas estampas, e estas não tenham indicação do numero, nem outra circumstancia, que possa accusar a falta, julgo conveniente dar aqui uma descripção miuda das mesmas estampas, e da sua collocação, para que aquelles a cuja mão fôr ter algum exemplar hajam meio de verificar se todas existem nos seus logares.
Antes da dedicatoria ha um frontispicio gravado, tendo no centro as armas reaes de Portugal. A pag. 8 uma estampa de maior formato, que representa a officina do espingardeiro, com os seus instrumentos e utensilios proprios da arte. A pag. 48 uma estampa no formato do livro, que representa dous artistas batendo uma peça sobre a bigorna. A pag. 76 uma estampa no formato do livro, que mostra o espingardeiro olhando pelo cano da espingarda á maneira de telescopio. A pag. 80, estampa no mesmo formato. Vê-se o espingardeiro affeiçoando ao torno o cano de uma espingarda. A pag. 84, estampa que mostra as dimensões que competem ao referido cano. A pag. 91, estampa que representa o espingardeiro na acção de limar o cano, a regra e compasso. A pag. 95, estampa que mostra o modo de limar os canos redondos. A pag. 121, estampa representando os fechos. A pag. 131, estampa que representa outra maneira de fechos. A pag. 137, estampa que representa os espingardeiros polindo as armas A pag. 147 estampa de maior formato que o do livro, contendo varias peças da espingarda. A pag. 160, estampa que mostra o artista na acção de experimentar a espingarda.”
Caixa arquivadora. |
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