Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

10/05/2024

ENSINO DO CÃO PERDIGUEIRO

 


 

 Autor. Moisés do Nascimento Costa

 

  Porto, Porto Editora, 1984. In-8.º (20,5cm) de 95, [1] p. ; il. ; B.

1ª Edição

Importante trabalho sobre o ensino do cão de caça Perdigueiro Português.

Ilustrado com um desenho no final - «nomenclatura do cão», e com 16 fotografias a cores distribuídas por oito páginas de texto impressas sobre papel couché.

"Este pequeno livro não tem qualquer pretensão literária. É um trabalho modesto e simples.
 Poderia mesmo dizer, plagiando um antigo reclame da televisão, que é um livro para todo o caçador que saiba ler, mesmo que saiba ler pouco.

A tentativa deste trabalho fundamenta-se em razões muito simples:
 primeiro, a natural paixão que sinto pelo cão perdigueiro; 
depois, devido ao considerável número de pessoas que regularmente se me vêm dirigindo: uns para comprar cães já caçados, outros para disso me encarregarem, e ainda outros pedindo esclarecimentos ou literatura emprestada.
 Por outro lado, também não é raro saírem do meu canil cachorros cuja sorte e destino me deixam triste e preocupado."

(Excerto da Introdução)



Índice:

 Introdução.

 Aquisição do cachorro: - Afectividade; - Alimentação; Alojamento. 

O cachorro come terra. 

Os vermes. 

A desmama. 

Trazer à mão: - 1.ª fase; - 2.ª fase: O lançamento do objectivo; Imobilização. - Advertência.

 Ensinar o cachorro a caçar. A paragem. O «fica». A busca: larga ou curta? 

 Cães de ventos ou peugueiros.
  
Os castigos. 

O caçador e o cão. 

O dente doce. Características e aptidões dos perdigueiros mais conhecidos e usados no nosso país. Nomenclatura do cão.


Exemplar com sinais de uso.  Em bom estado de conservação.
 Partes do texto sublinhadas a marcador na pág: 24, mas de um amarelo transparente que não afecta o conteúdo.



DISPONÍVEL