Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

24/05/2024

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO - I Vol

 

 

Autor. Henrique M. Stanley
 

1ª Edição. 1880

 1º Volume

Lisboa: Mendonça & Irwin



Primeira edição da tradução portuguesa deste clássico da literatura de exploração do continente africano.

  ATRAVEZ do Continente Negro ou as nascentes do Nilo, circumnavegação dos Grandes Lagos da África Equatorial e descida do Rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlântico / traducção do inglês por Mac-Noden. 

 

Em Abril de 1874, Stanley decidiu continuar o trabalho deixado inacabado por Livingstone. A sua intenção era circumnavegar o Lago Vitória, visitar os afluentes do Alto Nilo, prosseguir para Oeste demarcando as linhas divisórias do curso de água do Nilo e dos rios que seguem para o Congo.
 Ao obter o financiamento necessário, reuniu 374 homens e partiu na sua viagem de exploração que durou de Novembro de 1874 a Novembro de 1877, terminando-a com 114 sobreviventes.
 Stanley regressou a Inglaterra em 1878, publicando o original inglês deste seu texto, e demonstrou finalmente a falsidade da teoria de Livingstone que o Lualaba era a nascente do Nilo, sustentanto a tese de Speke que o lago avistado na sua expedição com Burton era, de facto, uma das nascentes.

HOWGEGO, Raymond John, Encyclopedia of Exploration, 1850-1940 Continental Explorations, pp, 873-876
 
 

 

INDISPONÍVEL