Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

04/03/2024

PEDAÇOS deste RIBATEJO

 

 Autor. Álvaro Valente

1º Edição. Montijo
 25 / 08 / 1948 

282 páginas.



Índice.

Algumas palavras.
As toiradas neste Ribatejo
Uma toirada trágica
Dois heróis e mártires
O amor e a charneca
A ermida de Santo António de Mora
Paisagens ribatejanas  - Aguarelas
Memórias dum caçador
In finis


" Eu sei que os caçadores são de apetite para a léria. (... )
   Os do Ribatejo são exactamente como os do norte e os do sul e os de toda a parte.
Quando se juntam três ou quatro em doce colóquio de recordações, naqueles cubículos de reunião onde o hábito os leva, vai tamanho florilégio retórico, salpicado de façanhas assombrosas que o sinédrio escutador os proclama heróis do chumbo e da pólvora !

   No fundo e na essência, porém, são todos boas pessoas. (... )
*

Extrato de  uma passagem de " Memórias dum caçador " sito na pág 259 



Desenvolvida monografia sobre a região do Ribatejo, abordando as memórias do autor sobre as toiradas, as paisagens, a caça e outros assuntos ligados à região.

INDISPONÍVEL