|
|||||||||
Ser comissário de bordo não é fácil, mas comandante de aviões comerciais ainda menos. José Correia Guedes passou metade da sua vida a pilotar aviões. E aconteceu-lhe um pouco de tudo. À cabeça dos infortúnios, viu o avião que co-pilotava ser sequestrado - estávamos em 1980, Sá Carneiro era o então primeiro-ministro e a RTP o único canal de televisão.
Houve outros problemas, claro. Aterradores para quem viaja de avião, mas quase corriqueiros para quem os pilota - desde o trem de aterragem encravado até "passageiros" clandestinos, passando por… partos improvisados a dez mil metros de altitude. E houve momentos gloriosos. Como o primeiro e único desfile de moda feito em pleno ar. Ou o voo dos campeões, que trouxe para Portugal um Mourinho vitorioso, com a taça da Liga dos Campões debaixo do braço.
O autor recorda-nos as suas muitas aventuras, que começaram nos tempos (ainda) dourados da aviação comercial, quando voar era um luxo, e Nova Iorque quase tão remota como a Lua. De então para cá houve o atentado às Torres Gémeas, nasceram as lowcost, o mundo ficou mais pequeno - e as ex-colónias, para onde o Comandante tantas vezes voou, ficaram estranhamente mais longe, ou pelo menos na memória.
Em O Aviador redescobrimos um Portugal em mudança, nas histórias ora divertidas, ora nostálgicas, de quem viu o nosso País lá de cima. E é um mundo à parte, onde o medo de voar ainda afecta muita gente. Este livro passa também por aí, mostrar aos leitores que não há nada a temer: o comandante tem tudo sob controlo.
José Correia Guedes
José Correia Guedes nasceu no Porto em 1946. Passou
mais de metade da sua vida ao serviço da TAP, para onde entrou em 1971
como Comissário de Bordo. No ano seguinte deu início à sua formação como
Piloto de Linha Aérea frequentando a Flight Safety Academy em Vero
Beach, Florida. Depois de uma breve passagem pela posição de Mecânico de
Voo em Boeing B727 passou a integrar o quadro de pilotos da companhia,
função que desempenhou em vários tipos de aviões Boeing, Airbus e
Lockheed. Quando se retirou por limite de idade, em 2006, era Comandante
e Line Check Captain da frota Airbus A340 da TAP.
Foi fundador e Director Adjunto da revista aeronáutica Sirius, criada em Março de 1983.
INDISPONÍVEL