ISBN: 9789892352060
No dia 5 de Março de 1934, aterrava em
Goa, vindo de Lisboa, o mais aguardado dos visitantes. Carlos Bleck, a
bordo de um pequeno monomotor, fazia-se à pista, depois de mais de 50
horas a voar. Foi recebido por uma multidão eufórica: pela primeira vez
na história um aviador concluía a travessia entre Portugal e a Índia, um
extraordinário feito aeronáutico.
Descendente
de uma família judaica da Polónia, que a diáspora fixou em Portugal, o
piloto crescera com a febre da velocidade. Foi corredor de automóveis e
velejador olímpico, antes de abraçar a sua maior paixão: voar. Bleck, o
primeiro português a ter um brevet de piloto civil, distinguiu-se também
como empresário, fundando uma companhia de aviação, a CTA, que
antecedeu a TAP. O que o imortalizou, porém, foram as viagens aéreas.
Para
além da viagem à Índia, fez a primeira ligação aérea Lisboa / Angola /
Lisboa. Atravessou mares e desertos, enfrentou tempestades de areia,
trovoadas tropicais, fogo inimigo. A História, no entanto, acabou por o
ignorar. Ainda durante o Estado Novo, protagonizou um acidente
aparatoso, a bordo de um avião chamado Salazar, que ditou o fim dos seus
voos pioneiros.
O
Portugal pós-25 de Abril não lhe perdoou ter sido membro da Legião
Portuguesa e fervoroso defensor do regime anterior. Permaneceu uma nota
de rodapé na história da aviação portuguesa. Até ao dia em que o
comandante José Correia Guedes (autor de O Aviador) decidiu resgatá-lo do esquecimento.
INDISPONÍVEL