O Gato das Botas
Autor. Charles Perrault
Escritor francês (16281703) nasceu em Paris a 13 de janeiro de 1628 e morreu, também em Paris, a 15 de maio de 1703. Filho de um advogado, é no meio de uma burguesia culta que o autor é educado. Fez estudos universitários e iniciou a sua carreira profissional como advogado. Em 1654, a convite de um dos seus irmãos, é nomeado «coletor de finanças» e mais tarde, em 1661, por indicação do ministro Colbert, ministro das Finanças de Luís XIV, é nomeado «inspetor das Obras do Rei». Paralelamente à sua atividade profissional, escreve poesia, frequenta salões literários e escreve obras de circunstância.
Do mais novo de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento. O livro tornou-se muito popular na França, e até mesmo Napoleão Bonaparte leu e deu um exemplar à sua irmã.
O Alfaiate Valente é um conto de fadas alemão compilado pelos Irmãos Grimm. É sobre um alfaiate que engana vários gigantes e um rei implacável, fazendo-os acreditar nas suas incríveis façanhas de força e bravura, levando-o a ganhar riqueza e poder.