Site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

28/06/2025

DIÁRIO DE LINK

 

Autor. Francisco Duarte Mangas.

Este  livro foi impresso no mês de Abril de 2002. 

Numa aldeia comunitária do Gerês - Vilarinho das Furnas - nos anos imediatamente posteriores à Guerra Civil de Espanha (1936-1939), num tempo em que coexistem padres e bruxas, aplica-se a justiça popular aos cônjuges infiéis e faz-se da confissão sagrada um interrogatório obsceno.

A presença na aldeia de um comunista alemão, Link, acusado de incendiar igrejas em Espanha e de ali matar padres e freiras, sobre quem pesa a suspeita de fazer a corte às mulheres da terra, subverte a ordem natural das coisas, dominada pelo clero ultramontano e pelas duras leis dos homens que provêm do princípio do mundo.


Da vasta bibliografia de Francisco Duarte Mangas destaca-se o seu primeiro livro de ficção, Diário de Link, editado originalmente pela Teorema em 1933, distinguido com o prestigiado Prémio Carlos de Oliveira. Em 2001 teve uma primeira reedição e no mesmo ano foi traduzido e editado em Espanha pela Akal Ediciones. Há muito esgotado.