Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

06/10/2024

LOLITA

 

Autor. Vladimir Nabokov

Título original. Lolita

Tradução. Fernanda Pinto Rodrigues

Ano desta edição. 2000

 Lolita é um romance de 1955 escrito pelo romancista russo-americano Vladimir Nabokov que aborda o controverso tema da hebefilia: o protagonista Humbert Humbert, narrador não confiável da história, é um professor de literatura francesa que sente atração sexual por pré-adolescentes.

 

( ... ) Como caso clínico, Lolita tornar-se-á, sem dúvida, um clássico nos círculos psiquiátricos. Como obra de arte, transcende os seus aspectos expiatórios - mas, para nós, mais importante ainda do que o significado científico e o valor literário é o impacte ético que o livro deverá produzir no leitor sério, pois neste pungente estudo pessoal oculta-se uma lição geral. (... ) *

* Breve extrato do « Prefácio » assinado por. John Ray Junior. Doutor em filosofia. Widworth, Massachusetts