Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

10/10/2024

HUMBERTO DELGADO. Assassinato De Um Herói

 

Autores. Mariano Robles Romero-Robledo e José António  Novais

Edição. Ano de 1975

“Eu conhecera Humberto Delgado em Washington, também num dia de Setembro de 1953. Acompanhara-o depois na sua campanha eleitoral e tomara conta dos serviços de Imprensa. A Embaixada do Brasil fora, com António Sérgio, Jaime Cortesão, Vieira de Almeida, Artur Portela, entregar ao embaixador Álvaro Lins um exemplar dos «Lusíadas», no dia em que se completara um mês que ele concedera asilo político a Humberto Delgado. E, paredes meias da P.I.D.E., estive em recepção grande concedida pelo mesmo embaixador, mas sem a presença do asilado.
Tive de Humberto Delgado algumas cartas do exílio, entregues por portadores, como se fora matéria explosiva; e segui momentos de esperança ou desespero até ele cair na emboscada de Villanueva del Fresno…
Foi um dos que ficou pelo caminho, com o seu sangue a argamassar a resistência portuguesa que haveria de explodir em triunfo só em 25 de Abril deste ano. Pode falar-se à vontade dele e dos que o mataram e estes responderão pelo crime. Na opinião pública já há muito foram condenados e execrados. E enquanto não comparecerem perante o tribunal os criminosos, livros como este de Mariano Robles e José António Novais narram os meandros de uma fase da luta de reconquista das liberdades durante o último meio século de vida carcerária. Bem triste sina a da nossa geração onde os crimes como o que vitimou Humberto Delgado foram correntes. São os marcos miliários desta penosa viasacra da nossa História contemporânea.” *

« Dedicatória »  assinada por  Raúl Rego