Título original. The Bonfire of the Vanities
Ano de 1987
Tradução de Ana Luísa Faria para esta edição portuguesa no ano de 2008
Título
O título é uma referência à histórica Fogueira das Vaidades, que aconteceu em 1497, em Florença, na Itália, quando a cidade era governada pelo padre dominicano Girolamo Savonarola, que ordenou que os objetos que as autoridades da igreja consideravam pecaminosos fossem queimados, entre eles cosméticos, espelhos, livros e arte.
A Fogueira das Vaidades é um romance, lançado em 1987, de Tom Wolfe. A história é um drama sobre ambição, racismo, classe social, política e ganância na cidade de Nova York dos anos 1980, e centra-se em três personagens principais: o corretor da bolsa de valores Sherman McCoy, o promotor público judeu Larry Kramer e o jornalista expatriado britânico Peter Fallow.
O romance foi originalmente concebido como uma série, inspirado no formato de publicação já utilizado por Charles Dickens. Sua publicação se deu em 27 capítulos nas edições da revista Rolling Stone, a partir de 1984. Wolfe revisou -o antes de ser publicado em livro. O romance foi um best-seller de grande repercussão. Muitas vezes foi chamado de romance essencial da década de 1980, e em 1990 foi adaptado para o cinema, dirigido por Brian De Palma.