Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

12/09/2024

O CASO DARLAN

 

Autor. Francisco Velloso

Jean Louis Xavier François Darlan (Nérac, 7 de agosto de 1881Argel, 24 de dezembro de 1942) foi um almirante francês.[1][2] Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 9 de Fevereiro de 1941 a 18 de Abril de 1942. Após se juntar aos Aliados em Novembro de 1942,[3] foi assassinado por Fernand Bonnier de La Chapelle em Argel por um partidário do conde de Paris. 

Nota. Exemplar nunca lido dado que as suas páginas encontram-se por abrir.

" Era absolutamente justo em tudo aquilo que fazia. Nunca até agora, tanto quanto sei, quebrou a sua palavra, desviando-se de qualquer promessa, embora frequentes vezes tivesse de fazer coisas que lhe traziam dissabores. Fez muito para a derrota do « Eixo ». No que acabo de dizer não tento elogiar o passado de Darlan ". *

* Palavras do general  Eisenhower, comandante em chefe das tropas norte - americanas no Norte de África, no dia 27 de Dezembro de 1942, ao apreciar a actividade do almirante Darlan desde o princípio da campanha naquele teatro de guerra.

INDISPONÍVEL