Disponibilizo vários artigos para venda ou troca. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos agradeço que me contacte para poder corrigir o referido conteúdo . If you feel that your copyright has been infringed, please contact me .

15/09/2024

MEMÓRIAS DE UM INSPECTOR DA P.I.D.E. A organização clandestina do P.C.P.

 

Autor. Fernando Gouveia

Segunda edição. Março de 1979        


De memória invulgar, minucioso, inteligente, extremamente vaidoso, visceralmente salazarista, com uma folha de serviço «brilhante», Fernando Gouveia foi um dos investigadores da PVDE/PIDE/DGS mais temidos pelo Partido Comunista Português (PCP).

Era um homem baixo, de rosto fechado, sempre de chapéu e fato engomado, marcado pelo nascimento ilegítimo e por uma infância dura, pai de sete filhos, fruto de vários casamentos.
Este inspector do Gabinete Técnico da Polícia Política conhecia como ninguém os métodos do PCP, a forma de actuação dos seus militantes, funcionários e dirigentes clandestinos, não só a nível político como a nível pessoal. Pela sua mão foram apreendidos documentos fundamentais que Fernando Gouveia estudava minuciosamente, de forma a desmantelar o puzzle comunista, assim como foram presos centenas de comunistas, vítimas de violência e de toda a espécie de torturas, chantagens e pressões psicológicas.

INDISPONÍVEL