Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

10/09/2024

EMIGRAÇÃO E DESPOVOAMENTO

 

Autores. Teresa Abrantes, Adriano Tadeu Ferreira, Mário Lage, Alfredo de Sousa - Lisboa 1973

1º Edição. Janeiro de 1974

Assinalo o lamentável estado do interior deste livro. Todas as páginas encontram-se sublinhadas e anotadas com diversas interrogações e afirmações a tinta de esferográfica, em diversas cores. Comprei a obra mesmo assim por, no fundo, tratar-se de um importante documento cuja leitura é deveras interessante. Nem me ocorre como « escapou » aos serviços de censura existente na época.*

* Anotação pessoal

 

Desde há muito tempo que Portugal é exportador de homens. A emigração não constitui fenómeno novo. Porém, na década de 60 a 70, a saída da população tomou tal amplitude que, a continuar, caminhamos para um despovoamento relativo do país, e isto pode marcar decisivamente o nosso futuro. (... ) *

* Breve extrato da « Introdução »

INDISPONÍVEL