Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

13/08/2024

A TERRA E A GREI. Selecta de Língua e História Pátria para o 1º ciclo dos liceus.

 

Autores. Correa de Oliveira, Saavedra Machado.

3ª edição -Ano de 1958, exemplar nº 775


Meu Portugal, meu berço de inocente; Lisa estrada que andei, débil infante; Variado jardim do adolescente, Meu laranjal em flor sempre odorante; Minha tarde de amor, meu dia ardente, Minha noite d´estrelas rutilante;Meu vergado pomar dum rico outono,Sê meu berço final no último sono !

 Pátria, filha do Sol das Primaveras, Rica dona de messes e pomares,Recorda ao mundo ingrato as priscas eras Em que tu lhe ensinaste a erguer altares ! Mostra-lhe os esqueletos das galeras Que foram descobrir mundos e mares. Se alguém menosprezar teu manto pobre, Ri-te do fátuo que se julga nobre ! *

* Extrato de « Portugal » poema de Tomás Ribeiro ( sécs. XIX - XX ) D. Jaime,  inserido na pág, 253 desta obra.

INDISPONÍVEL