Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

10/07/2024

LIVRO DE LEITURA DA 3ª CLASSE ( Estado Novo, anos 60 )

 

Autor. Ministério da Educação Nacional

Nº deste exemplar. 21733

4ª Edição. Ano de 1958


            A PÁTRIA

Menino, sabes o que é a Pátria ?

 A Pátria é a terra em que nascemos, a terra em que nasceram os nossos pais e muitas gerações de portugueses como nós.

 É a nossa Pátria todo o território sagrado que D. Afonso Henriques começou a talhar para a Nação Portuguesa, que tantos heróis defenderam com o seu sangue ou alargaram com o sacrifício de suas vidas. É a terra em que viveram e agora repousam esses heróis, a par de santos e de sábios, de escritores e de artistas geniais.

 A Pátria é a mãe de todos nós - os que já se foram, os que vivemos e os que depois de nós hão-de vir. Na Pátria,  está meu menino, a casa em que vieste à luz do dia, o regaço materno que tanta vez te embalou, a aldeia ou a cidade em que tu cresceste, a escola onde melhor te ensinam a conhecê-la e a amá-la, e a família e as pessoas que te rodeiam. Na Pátria estão os campos de ricas searas, os prados verdejantes, os bosques sombreados, as vinhas de cachos negros ou cor de ouro, os montes com suas capelinhas brancas votivas. ( ... ) *

* Extrato da 1ª lição ( pág: 5 ) do presente livro sob o título. " A PÁTRIA ".

INDISPONÍVEL