Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

04/07/2024

DICIONÁRIO DO CALÃO

 

Autor. Albino Lapa

Com um prefácio de Aquilino Ribeiro

1ª Edição. Lisboa 1959

 

 

" À memória do meu grande amigo e ilustre jornalista Artur Portela dedica e consagra este tão « desejado » dicionário de calão.  O  Autor.

Como disse Albino Forjaz Sampaio: “O calão é para a língua o que a caricatura é para a pintura(...)”


Ou, do brilhante prefácio de Aquilino Ribeiro:

 
“(...) O calão, a meu ver, começou por ser uma linguagem de defesa do fraco contra o poderoso, do preso contra o carcereiro e algoz, do conspirador contra o juiz e o tirano. Que procurasse tornar-se criptográfica o mais possível, é lógico. Que acabasse por tornar-se parasita, está também na derivação das coisas humanas.(...) 

 Mas onde vou eu?! O calão será pois tudo aquilo, linguagem secreta, arbitrária, e parasita. Completamente parasita, não, pois que atende a uma necessidade. MaS tenha-se como irmã enjeitada da saborosa linguagem popular que os senhores filólogos, tal como aquele bom Silvestre Silvério, deixam à porta, por chula, indecente e má figura (...)”. *

Breve extrato do Prefácio

INDISPONÍVEL