Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

29/05/2024

TRATADO DE TORDESILHAS

 


 Fac- simile Edições INAPA

 Trata-se da publicação fac-similar e respectiva transcrição de um documento de extraordinária impor­tância na história dos nossos descobrimentos, cujo original se conserva no Arquivo General de Indias, em Sevilha. Edição de invulgar qualidade gráfica, impressa em papel de superior qualidade, sob os auspícios da Comissão Nacional para as Comemo­rações dos Descobrimentos

 O tratado de Tordesilhas foi assinado na cidade espanhola com o mesmo nome e dividia, o mundo “descoberto e por descobrir” em duas partes, com os direitos de exploração, de cada uma delas, destinadas a Portugal e a Espanha.

O Tratado de Tordesilhas foi assinado no dia 7 de Junho de 1494, na cidade espanhola com o mesmo nome, cerca de ano e meio depois da viagem de Cristóvão Colombo à América.

As coordenadas fornecidas por Colombo mostravam, segundo os geógrafos portugueses, que a terra descoberta pertencia a Portugal.

A coroa espanhola pediu a intervenção papal para resolver o caso.

O Papa Alexandre VI, estabeleceu, através de uma bula, uma linha meridional que dividiu o planeta em duas partes, ficando os direitos de exploração de cada uma delas entregue aos países ibéricos, mas o rei D. João II não concordou.










 

INDISPONÍVEL