Este blogue é um site pessoal sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

14/05/2024

TIROS DE ESPINGARDA

 

  Autor.  Tomaz de Figueiredo

 2ª Edição . -1984

Prémio Nacional de Novelística  



" - Pai, bom Monteiro, de quem, à moda antiga, não a espada mas a espingarda recebi, e caçador leal e prudente fosse: bom Monteiro. Pai que ainda vives porque vivo, companheiro de manhãs de geada, mestre meu de como se doseiam pólvora e chumbo, de como, a perdiz de través e de asa quebrada, se miram à frente do bico duas varas boas, e que me beijaste ao ver-me fazer o primeiro Coup de Roi.
   Meu Pai  e meu amigo, que foste a bondade e a compreensão, o sorriso de bonomia: é teu este livro em que se ouvem tiros de espingarda, em que se pragueja e chora o nosso Manuel Félix, bravio coração fiel que também já aí abraças, que te levou notícias minhas. E talvez até breve, Pai. Entretanto, e a sentir-te debruçado no meu ombro, cá te vou cuidando das tuas espingardas. Tuas. "




 

INDISPONÍVEL