Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

20/05/2024

MARCELLO CAETANO. MINHAS MEMÓRIAS DE SALAZAR

 


Autor. Marcello Caetano

1ª Edição. 1977

Nota. Obra de 597 páginas.


Valioso documento de análise, acerca de uma incontornável personalidade portuguesa.

Sinopse 
Ninguém melhor que Marcello Caetano – colaborador de Salazar durante 30 anos e depois seu sucessor – para traçar o retrato de uma figura complexa como a de Salazar.
 Numa linguagem clara e de grande poder comunicativo, o Autor descreve nestas Memórias o ambiente nacional e internacional em que Salazar agiu, evoca as figuras dos seus principais colaboradores, documenta os grandes lances da política externa que salvaram Portugal da II Guerra Mundial.
Através do seu diário íntimo e da sua correspondência com Salazar, revela o Autor como ele era exacto e inflexível nos negócios públicos e de extrema sensibilidade nas relações pessoais.
 As grandes correntes políticas que se digladiaram na época de Salazar são também aqui analisadas e as divergências e intrigas que se desenvolveram no seio do próprio regime.

Este livro inclui ainda o estudo inédito de José Freire Antunes Salazar e Caetano nas Encruzilhadas do Estado Novo que, com o distanciamento que o tempo já permite e a autoridade de estudioso da História recente de Portugal, põe em relevo a importância historiográfica de Minhas Memórias de Salazar para a contextualização do Estado Novo e das relações entre os dois governantes.*

 

INDISPONÍVEL