Blogue pessoal sem fins lucrativos.Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

26/04/2024

ZÉ POVINHO. Sem Utopia

 




Autor: João Medina

1º edição. 2004

Nº de páginas. 200



(...) O Zé Povinho, caricatura do "Homo Lusitanus" Estudo de história das mentalidades.

"Inventada por Rafael Bordalo Pinheiro, a figura do Zé Povinho tornou-se desde então um símbolo nacional, com raízes fundas no imaginário colectivo.

 Não será certamente um dos mais lisonjeiros arquétipos nacionais, mas é seguramente, pela sua complexidade, um dos mais significativos do ponto de vista de algumas das características e motivações de um certo tipo de ser português, porventura hoje já não tão vincada"


 (in -  Preâmbulo, António d'Orey Capucho






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DISPONÍVEL