Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

30/03/2024

GUIA DE CAMPO

 

                                              GUIA DE CAMPO. 

                                     Último dos nove livros da colecção

                                 " Árvores e Florestas de Portugal "  

 



GUIA DE CAMPO

 As Árvores e Os Arbustos de Portugal Continental

Autores. Vários.
 
1ª Edição. 2007

  "A presente edição constitui o primeiro Guia de Campo feito por portugueses para portugueses, sobre a flora lenhosa portuguesa".

De fácil consulta mesmo para os menos entendidos em questões florestais ou na terminologia botânica, o livro descreve e identifica mais de 400 espécies. "Este guia pretende ser um manual prático para quem deseje conhecer as árvores e arbustos presentes em Portugal continental, tanto autóctones como alóctones.
 Para servir a quem passeia pelos campos, descreve a quase totalidade das espécies nativas, quer arbóreas quer arbustivas; para orientar quem observa os arruamentos e jardins das nossas cidades, inclui as espécies ornamentais frequentes nas paisagens urbanas portuguesas; para auxiliar o visitante de florestas cultivadas, enuncia as espécies exóticas mais frequentemente empregues na silvicultura.

 Abrange também a maioria das espécies lenhosas exóticas de uso silvícola ou ornamental que se tenham naturalizado", explica afirma Joaquim Sande Silva. De fora ficam apenas as árvores de fruto não assilvestradas bem como as espécies lenhosas cujo porte na idade adulta não seja superior a 50 centímetros.

Numa primeira parte, o livro apresenta uma descrição das diversas famílias vegetais presentes no nosso país, apontando as suas principais características.
A segunda parte fornece chaves dicotómicas para o diagnóstico, por exclusão de partes, da família e do género a que pertence o espécime vegetal em estudo.
Grande parte do volume é, porém, constituído por fichas descritivas ilustradas com fotos das espécies vegetais representadas no guia.
 Por fim, o guia disponibiliza ainda um glossário de termos botânicos, de modo a facilitar a compreensão dos seus textos.
As dezenas de fichas descritivas ilustradas que podem ser encontradas na segunda parte do Guia de Campo são um dos principais instrumentos de identificação de espécies florestais fornecido pelo volume que encerra a colecção Árvores e Florestas de Portugal

. Cada ficha contém:

- O nome da família da planta e a indicação da espécie a que pertence;- O nome científico e vernáculo da espécie;
- Imagens que ilustram essa espécie;
- O ano em que foi publicada a descoberta ou o reconhecimento científico moderno da espécie ou subespécie em causa;
- A origem da espécie, nos casos de fichas de plantas exóticas;
- O mapa de distribuição em Portugal continental (quando a ficha se refere a espécies autóctones);
- A morfologia externa da planta (hábito, folhas e estrutura reprodutiva);
- A indicação dos ecossistemas onde as árvores ou arbustos normalmente habitam;
- Observações taxonómicas onde se chama a atenção para a existência de espécies semelhantes, alertando para as diferenças morfológicas que as diferenciam;
- Informação sobre os usos e costumes agrícolas, silvícolas, industriais ou medicinais associados à espécie.










Boas observações!*

* Jornal Público












 
 
 
 
 
 
 
 
INDISPONÍVEL