Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

13/02/2024

TORQUEMADA. Inquisidor e Herege.

 

 Autor. Manuel Barrios

  Editor: Editora Guerra & Paz Idioma: Português Dimensões: 148 x 229 x 19 mm Encadernação: Capa mole 

 

 

Sinopse

"O mais feroz inimigo que teve a Igreja Católica". É assim que é descrito frei Tomás de Torquemada, Inquisidor Geral de Espanha e um dos vultos mais destacados do lado sombrio da História Mundial. Torquemada chegou mesmo a afirmar que um inquisidor usufrui de maior poder do que os bispos ou os cardeais, já que só ele poder ler os livros proibidos.

Esta é a biografia de um frade dominicano que, com a conivência da Coroa Espanhola, mandou assassinar 114.400 pessoas em nome de Deus, convertendo a Inquisição Espanhola no instrumento mais cruel de todo o continente europeu durante o século XV. Aqui se retratam as suas duas grandes facetas: inquisidor e, paradoxalmente, herege.


Excerto.

 "Para o caso histórico que estamos a tratar - a temível criação dos tribunais da Inquisição - vemos que, na exe­cução do plano, meticulosamente estudado, coincidem os agentes capazes de levar a bom termo o diabólico projecto: os reis do país chamado a ser o mais poderoso do mundo - Isabel I de Castela e Fernando V de Aragão - o Grande Inquisidor Torquemada, impassível frente à mais extrema crueldade, os arautos encarre­gados de manter viva a chama do ódio e os três Pontífices mais mundanos da História. É imprescindível esboçar a semelhança existente entre todos eles, com o fim de demonstrar que, uma vez conseguida a conjunção de tais poderes, foi possível activar o impulso necessário para a consumação do Primeiro Holocausto."

 INDISPONÍVEL