Autor : Joaquim Fernandes
Editora. Manuscrito
1ª Edição. Lisboa, Janeiro, 2016
Um livro surpreendente que nos dá a conhecer um Portugal desconhecido e… misterioso.
Sabia que a eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República de Portugal foi anunciada pelo espírito de D. Sebastião? Já ouviu falar do autocarro voador que em maio de 1981 ganhou asas com 40 peregrinos espanhóis lá dentro, a caminho do Santuário de Fátima?
Estas são algumas das incríveis histórias que vai encontrar neste livro. O historiador Joaquim Fernandes, especialista em antropologia religiosa, mergulhou em alfarrábios e jornais antigos, e traz-nos uma obra repleta de prodígios, videntes, bruxas, poções mágicas, enigmas, fenómenos paranormais e milagres que marcaram Portugal no passado.
Nestas páginas há gigantes que aterraram na serra da Gardunha, marcianos com armas que disparavam fogo em Braga, poções, águas e até árvores milagrosas que curam doenças!
Joaquim Fernandes está biografado no Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX
(Porto Editora). Cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da
Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em
História com a primeira tese sobre a temática extraterrestre em
Portugal. Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa
comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da
espiritualidade, mitos e cosmologias e o debate entre ciência e
religião.
É membro de várias organizações internacionais e coordenador internacional do MARIAN Project,
que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos
religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras,
em coautoria com Fina d’Armada, igualmente traduzidas para inglês,
castelhano e francês.
Na televisão, é um dos coautores do guião do telefilme A Noite do Fim do Mundo, que retrata as reações em Portugal à aproximação do cometa Halley em 1910. Para a RTP2, coordenou a série temática Encontros Imediatos, dedicada ao fenómeno óvni em Portugal. Foi autor do guião e da apresentação do documentário As Faces de Fátima, produzido para o Canal História em 2017, e, no Porto Canal, coordenou a série Conversas do Centenário dedicada aos eventos aparicionais de Fátima.
Com uma vasta obra publicada, entre os seus títulos mais recentes contam-se História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas (2015), Portugal Insólito (2016) e, no domínio da ficção, os romances históricos O Cavaleiro da Ilha do Corvo (2008) e As Curandeiras Chinesas. Um motim que abalou a I República (2014).