Blogue pessoal sem fins lucrativos.Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

31/01/2024

NOÇÕES DE CAÇA ( Caça do javali. Pombos Bravos. Cerco aos Lobos )

 

 

 

 

  Autor: José Paulo de Mira e Carvalho|

 Seleção de textos e organização:   Nuno Sebastião e Rui Jesus

 A presente edição ( 1ª ) foi editada pela Scribe em 2023.

Trata-se aqui de uma compilação de três obras  " Caça ao Javali " "   Pombos Brabos " e " Cerco aos Lobos " da autoria de J.P. Mira ( 1808 - 1803 ) editados no século XIX.

 

 


NOÇÕES DE CAÇA 

 pelas suas caraterísticas e ensinamentos, insere-se na grande tradição da literatura técnico – cinegética
portuguesa, iniciada com o Livro de Falcoaria (1383-1385), de Pero Menino, continuada com o Livro da Montaria (1415–1433), de Dom João I, a Arte da Caça da Altaneria (1616) de Diogo Fernandes Ferreira e a Espingarda Perfeyta (1718). Passados quase cento e cinquenta anos sobre a primeira edição (1872) do livro Uma Noção da Caça do Javali, entendeu-se necessário proporcionar aos interessados por estas temáticas, em especial aos caçadores portugueses, uma edição conjunta que aglutinasse não só os três livros do Autor, mas também a
diversa correspondência trocada com outros caçadores ilustres, publicada na imprensa da época.

Uma obra de inegável interesse histórico-cinegético, a que se junta um glossário para uma melhor compreensão do texto

 INDISPONÍVEL