Bibliófilo que dá o título ao blog. Foi criado como site pessoal, sem fins comerciais. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para poder corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a not commercials but and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately:

19/01/2024

NO MATO NINGUÉM MORRE EM VERSÃO JOHN WAYNE

 


 
Autor. Jorge Monteiro Alves


Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: julho de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 235 x 15 mm
ISBN: 9789899984837














Um livro sobre Marcelino da Mata e os ex-combatentes da Guerra da Guiné. 1961-1974.
 

 

Marcelino da Mata CvTE • 5 MPCG • MOCP • 2 MPFDC • MCC (Ponte Nova, Bula, Guiné, 7 de maio de 1940 ― Amadora, Portugal, 11 de fevereiro de 2021),

 Da etnia papel, foi um Tenente-Coronel Comando do Exército Português, notório por ser o militar português mais condecorado de sempre.

Portugal teve o seu Vietname na Guiné. Ali, ao longo de 11 anos, num território do tamanho do Alentejo, morreram mais de três mil soldados portugueses, vítimas de um adversário temível e de um clima impiedoso. Muitos mais ficaram estropiados e com feridas na alma para toda a vida. Lutaram em condições pavorosas e, apesar de tudo, muitos foram além do que exigia o dever. O contexto adverso deste relato é o que ficará para a História.

Para os seus homens, Marcelino da Mata foi um líder e um herói. Para o PAIGC, um temível inimigo.
Para nós, Portugueses, alguém cuja memória merece uma análise desapaixonada e contextualizada. 

INDISPONÍVEL