Blogue pessoal sem fins lucrativos.Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: ( pintorlopes@gmail.com )

30/01/2024

A CAÇADA DO MALHADEIRO

 


Autor. Francisco Manuel de Melo Breyner ( Conde de Ficalho )

Contos. Mosaico. Pequena Antologia de Obras Primas. 

Direcção Literária de Manuel do Nascimento.

 Capa de Bernardo Marques. 

Edição de Fomento de Publicações, Lda. Lisboa. 

1920. De 16,5x12 cm.

 Com 45, [ii] págs. Brochado.



A obra contém uma breve biografia do autor, e três contos: A Caçada do Malhadeiro; A Maluca Da" Dos Corvos, A Pesca do Sável.






  INDISPONÍVEL

 

 

A Caçada do Malhadeiro (1967)



O trabalho que a cinemateca portuguesa tem feito no descobrimento e restauro de filmes portugueses há muitos anos esquecidos, dando a possibilidade a novos espectadores de os verem e apreciarem, é de facto notável. Aqui o MOTELx de 2015, numa sempre enriquecedora parceria com a cinemateca, proporciou a primeira exibição pública 50 anos depois de A Caçada do Malhadeiro, um rape and revenge português dos anos 60 antes sequer dos filmes serem rotulados dessa forma. A Caçada do Malhadeiro é um filme simples e minimalista, que revolve acerca de 5 soldados napoleónicos, no período das invasões francesas, que roubam uma família e violam a filha mais nova apenas para se verem perseguidos pelas vítimas à procura de vingança. Filmado na Serra do Buçaco, A Caçada do Malhadeiro é um filme directo em termos de narrativa mas lento em acontecimentos. É certo que não é um grande filme, mas é uma pérola que foi uma honra de conhecer e visitar. Quantos filmes portugueses com este nível de interesse estarão esquecidos?

 

* Não está disponível qualquer trailer de A Caçada do Malhadeiro. O melhor será aguardar pela mais que certa exibição em breve na Cinemateca Portuguesa. 
 
 
 
Informações
Francisco Manuel de Melo Breyner, foi um botânico, literato e arabista amador português, o 4º conde de Ficalho. Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, dedicou-se ao estudo da botânica, tendo escrito diversas obras sobre esta temática. Wikipédia
Nascimento: 27 de julho de 1837, 
Falecimento: 19 de abril de 1903,
Morte: 19 de abril de 1903 (65 anos)